Berlim: casa camuflada ecológica mistura-se com as árvores (com FOTOS)
A alemã Brandt+Simon Architekten projectou uma pequena casa pré-fabricada unifamiliar, que se mistura com a natureza – a fachada pixelizada da habitação, de longe, fá-la confundir-se com as árvores em redor. Além disso, os arquitectos incorporaram no projecto uma série de estratégias de construção sustentável.
Camadas de papel reciclado foram usados para o isolamento, enquanto painéis solares apoiam o sistema de aquecimento da habitação em Berlim, na Alemanha.
O gradiente de cor no exterior foi feito para ser mais escuro na zona perto do chão e ir aclarando em altitude, de modo a se misturar com as copas das árvores adjacentes. A fachada em jeito de pixel, e semelhante a pequenas folhas, combina tecnologias sustentáveis com o revestimento tradicional. Esconde ainda uma estrutura de madeira de leve construção.
De acordo com o Inhabitat, a estrutura interna permite uma organização flexível das divisões. As áreas da cozinha e sala de jantar são abertas para o terraço, enquanto os espaços de estar têm vista para uma pequena parte do jardim. O quarto situado no piso superior permite também uma visão alargada para o quintal da frente.
Não se trata de uma casa na árvore, mas bem que podia ser. A sensação de se estar a viver no meio da natureza, pelo menos, é garantida.