Bilionário russo e Stephen Hawking investem €92 milhões na procura de vida extraterrestre
Um novo projecto de procura de vida extraterrestre vai utilizar dois dos mais poderosos telescópios do mundo para pesquisar um milhão das estrelas mais próximas da Terra, um investimento de €92 milhões que está a ser assegurado pelo bilionário russo Yuri Milner e que conta com o apoio de vários cientistas, entre eles Stephen Hawking.
A equipa de investigação irá também pesquisar o centro da nossa galáxia, assim como 100 das galáxias mais próximas, à procura de transmissões e sinais de vida inteligente.
O projecto irá cobrir 10 vezes o espaço de iniciativas anteriores e será 50 vezes mais sensível à procura de vida inteligente extraterrestre.
Denominado Breakthrough Listen Initiative, o projecto será constituído por cientistas, físicos e astrónomos, incluindo Hawkings, que anteriormente chegou a afirmar que a humanidade não deveria procurar vida extraterrestre.
“É tempo de nos comprometermos a encontrar uma resposta – a pesquisa por vida além da Terra. Esta iniciativa irá assinar esse compromisso. Estamos vivos. Somos inteligentes. Deveremos saber”, explicou.
A iniciativa decorrerá durante 10 anos e foi apresentada anteontem na Royal Society, em Londres.