Bill Clinton: “Todos os telhados de Nova Iorque deveriam ser pintados de brancos”



O ex-presidente norte-americano, Bill Clinton, deve ter falado recentemente com o seu ex-número dois, o agora célebre ambientalista Al Gore. Isto porque Clinton defendeu, esta semana, que todos os norte-americanos deveriam pintar o seu telhado de branco… também por razões ambientais.

“Olhem para os telhados que cobrem milhares de edifícios norte-americanos. Eles absorvem grandes quantidades de calor, quando está quente. Por isso, é necessário ligar o ar condicionado para arrefecer o interior da casa”, revelou Clinton numa resposta à revista The Atlantic.

Na verdade, a pergunta não estava directamente relacionada com o aquecimento global, mas sim com a criação de emprego. “Qual a melhor maneira de aumentar a criação de empregos?”, questionou o The Atlantic.

“Todos os telhados pretos de Nova Iorque deveriam ser brancos; todos os telhados de Chicago deveriam ser brancos. Todos os telhados de Little Rock deveriam ser brancos. Na maioria destes sítios é possível recuperar o custo desta pintura e mão-de-obra em apenas uma semana. É a coisa mais rápida e barata que podemos fazer”, continuou o ex-presidente norte-americano.

A verdade é que a ideia de Bill Clinton faz sentido. A taxa de desemprego no sector da construção ronda os 20%, ainda que este seja um trabalho que até as pessoas menos qualificadas – ou mesmo não qualificadas – podem aprender. E visto que o dono da casa facilmente recuperará o dinheiro investido, em eficiência energética, de que é que estamos todos – nos Estados Unidos, Portugal ou Brasil – à espera?

“No actual ambiente [económico] é difícil para os governantes locais conseguirem dinheiro para fazer tudo. Ainda assim, poupar na factura da electricidade entre 10 a 20% possibilita um bom encaixe parar gastar no desenvolvimento económico”, concluiu Clinton.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...