Bill Gates quer reinventar o conceito de casa de banho
Depois de ter dado um grande contributo à inovação tecnológica mundial, chegou a vez de Bill Gates revolucionar o velhinho conceito de casa de banho. De acordo com a Folha de São Paulo, Bill Gates, o fundador da Microsoft, vai investir milhões de euros para que investigadores revolucionem o conceito de sanita.
O investimento será feito pela Fundação Bill e Melinda Gates, através do seu programa de água, higiene e saneamento, e está directamente relacionado com a sustentabilidade e a inclusão social. É que Bill Gates quer melhorar a saúde e saneamento básico nos países em desenvolvimento, aumentando a higiene de cerca de 2,6 mil milhões de pessoas que actualmente não têm acesso a casas de banho – ou dividem uma.
A Fundação dos Gates quer alterar, por exemplo, o sistema de descarga das sanitas, que consome vários litros de água, que são desperdiçados nos sistemas de esgotos.
Para estimular a reinvenção da WC, a fundação vai investir perto de 30 milhões de euros em subsídios para inovações em captura e armazenamento de dejectos e modos de os transformar em energia e fertilizantes.
O prazo para o primeiro protótipo esgota-se já dentro de um ano, sendo que dentro de três a nova marca de sanitas já deverá estar nos mercados dos países em desenvolvimento.