Bimi, o vegetal cheio de nutrientes essenciais que tem Portugal como um dos principais exportadores
Portugal é o terceiro maior produtor europeu de Bimi®, ficando apenas atrás de Espanha e do Reino Unido neste campo. Mas sabe o que é? O Bimi é uma variedade de vegetal que resulta do cruzamento natural de duas espécies pertencentes à família Brassicaceae, a couve e os brócolos.
É nas regiões do Oeste, do Ribatejo e do Sudoeste Alentejano que nascem estes vegetais, ao longo de precisamente 80 hectares. São totalmente comestíveis, desde o caule até aos floretes, e o sabor difere um pouco dos brócolos – é mais suave. Além da sua aparência, também a sua composição é rica em vitaminas e nutrientes, e tem um baixo índice glicémico. É composto por fibras, potássio, cálcio, fosfato, tem mais zinco, fosfato, antioxidantes e vitamina C, do que os espargos, o dobro da vitamina B6 das cenouras e é uma ótima fonte de vitamina E. São por isso uma escolha saudável para integrar na sua alimentação.
Inicialmente, a produção de Bimi destinava-se apenas para a exportação, mas a partir de 2015, este começou a ser vendido em Portugal. Atualmente, cerca de 65% do Bimi produzido em Portugal é exportado e 35% é vendido no nosso país.
Curioso sobre como o pode confecionar? Espreite algumas receitas no site da Bimi® Brócolos.