Bióloga da Universidade de Aveiro conquista prémio internacional Yves Rocher
Milene Matos, bióloga da Universidade de Aveiro (UA), conquistou recentemente o Prémio Internacional Terre de Femmes, atribuído pela Fundação Yves Rocher, pela excelência do seu projecto “Biodiversidade para Todos” da Mata do Buçaco. Foi a primeira vez que um investigador nacional trouxe para Portugal este prémio.
O projecto de Milene Matos competiu com outros projectos de seis mulheres de França, Marrocos, Suíça, Alemanha, Ucrânia e Rússia. Além do Prémio Internacional Terre de Femmes, a investigadora da UA foi ainda agraciada com o Prémio do Público atribuído por votação online.
Os galardões nacionais e internacionais da Fundação Yves Rocher pretendem homenagear o trabalho de mulheres que contribuam para salvaguardar o mundo vegetal e para melhorar o meio ambiente, agindo simultaneamente para o bem-estar da sociedade. Nos seus 13 anos de existência, o Terre de Femmes já distinguiu o trabalho de mais de 350 mulheres de todo o mundo.
“Se é verdade que dediquei muitas horas, anos, ao trabalho no Buçaco, não é menos verdade que devo este prémio aos portugueses. O apoio de amigos, colegas e mesmo perfeitos desconhecidos foi indescritível desde o primeiro dia das votações”, indica Milene Matos ao jornal online da UA. “Tudo farei para ser merecedora de tal voto de confiança. Espero ver todos os votantes na Mata ou noutra área, para passar dos votos à prática, em prol do ambiente”, apela a bióloga.
O regulamento do Prémio Terre de Femmes prevê que Milene Matos receba €5.000 pelo prémio do público e €10.000 pelo prémio internacional. Porém, a bióloga tem intenção de devolver este último valor ao próprio público. “Desta feita, não sob a forma de valores naturais ou serviços dos ecossistemas, mas de uma forma mais imediata. Tenho um plano, que verei se posso pôr em prática de criar verdadeiras ‘novas oportunidades’ formativas e educativas, a quem se envolva também no projecto e no espírito de solidariedade que o reveste”, revela a investigadora da Departamento de Biologia da UA.
Um projecto pela conservação e conhecimento da Mata do Buçaco
A bióloga da UA tem trabalhado em diversas áreas protegidas do território nacional, com especial incidência na Mata do Buçaco, onde a conservação da biodiversidade local tem sido o principal enfoque do seu trabalho. O principal objectivo do “Biodiversidade para Todos” passa por mostrar a biodiversidade como um elemento unificador a todos os níveis. “É um valor de todos e para todos”, sublinha Milene Matos.
O projecto pretende adoptar um modelo formação-acção, em que os participantes aprendem e de imediato sentem o seu contributo para a protecção da natureza. “Ao sentirem-se parte de um projecto com resultados imediatamente observáveis, ficam sensibilizados para aspectos que antes não consideravam importantes”, explica a bióloga.
Foto: Milene Matos