Black Friday ou Green Friday? O “statement” das marcas
Está a chegar a tão aguardada altura do ano, a Black Friday, na qual milhares de marcas fazem descontos nos seus produtos. Como esta época é tão perto do Natal, muitos portugueses optam por fazer já a compra dos presentes.
Contudo, este dia é também uma ponte para o consumismo exorbitado, que acaba por contribuir significativamente para a poluição ambiental. Quer faça as compras em lojas físicas, ou em e-commerce, vai estar a contribuir igualmente para esse desfecho. E que tal repensar as suas compras?
Este ano, várias marcas portuguesas estão a juntar-se para celebrar uma “Green Friday”, promovendo a consciencialização ambiental.
É o caso da marca de joalharia portuguesa Wonther, que de 27 a 30 de novembro, em qualquer encomenda feita na loja online, oferece a respetiva compensação das emissões de carbono causadas pelo seu envio. Todas as compras que forem feitas nessas datas, serão compras carbon neutral, ou seja, o carbono emitido no transporte de todas as encomendas, seja para que parte do mundo for, vai ser compensado através de ações offset, como a reflorestação.
A marca de calçado vegan Lemon Jelly, por sua vez, optou por dar desconto nas coleções anteriores a fim de lhes dar “uma segunda oportunidade”. A marca deixou um aviso na página no qual descreve que não quis “dar um passo atrás” compactuando com a Black Friday, pelo que pede aos consumidores que comprem “de forma ponderada”.
A nível internacional, a Leroy Merlin decidiu também aderir a este movimento, e promover o consumo responsável e a sustentabilidade ambiental. De sexta a domingo, a loja vai oferecer descontos exclusivos nas gamas de produtos ecológicos e entregas gratuitas, bem como promover várias soluções sustentáveis.
Os MAR Shopping do Algarve e Matosinhos, ainda no âmbito da “Green Friday”, lançaram a campanha “Desfrute das suas coisas por mais tempo”, que promove o consumo consciente através de diferentes iniciativas, de 23 de novembro a 6 de dezembro.