BMW Group mais do que duplica vendas de veículos totalmente elétricos em 2022



Em 2022, o BMW Group acelerou significativamente o ritmo da transição elétrica, mais do que duplicando as vendas de veículos totalmente elétricos em 2022, ultrapassando as 215.000 unidades vendidas.

Numa apresentação liderada por Oliver Zipse, o Presidente Conselho de Administração, o BMW Group adiantou que conta fechar o ano corrente com 15% das vendas totais a provir da venda de veículos totalmente elétricos. A atual carteira de veículos elétricos do BMW Group, que inclui, entre outros, os modelos BMW iX3, BMW i4, BMW iX, BMW i7, BMW iX1, além do MINI Electric e a scooter elétrica BMW CE 04, será reforçada por novos modelos ainda este ano, caso do BMW i5, BMW iX2, Rolls-Royce Spectre e o novo motociclo elétrico, BMW CE 02.

Com esta gama de produtos, o Grupo BMW espera prosseguir uma trajetória de crescimento acentuado nos próximos anos: Até 2024, pelo menos um em cada cinco veículos novos vendidos pela empresa será 100% elétrico; até 2025, um em cada quatro veículos novos recém entregues deverá ser elétrico e, até 2026, já deverá ser cerca de um em cada três.

O BMW Group prevê ainda que o objetivo de atingir uma quota de 50% dos veículos totalmente elétricos nas vendas globais será atingido antes de 2030. Também em 2030, a nova gama de veículos da marca Rolls-Royce terá uma gama exclusivamente elétrica, estando a MINI também a caminho de um futuro totalmente elétrico no início da década de 2030.

“No BMW Group, movemos corpo, coração e mente. Esta aspiração também encapsula o nosso impacto na sociedade, como uma empresa baseada em valores e geradora de valor. E, acima de tudo: cumprimos as nossas promessas”, afirmou Oliver Zipse durante a sua apresentação.

“Em 2023, a nossa abordagem estratégica irá mais uma vez manter-nos no bom caminho para o sucesso. Vamos responder às exigências com a nossa nova e tecnologicamente ampla linha de produtos, bem como com a nossa excelência operacional.  Ao mesmo tempo, continuaremos focados no nosso rumo para o futuro”, concluiu Oliver Zipse.

O resultado do ano financeiro de 2022, antes de impostos, foi de 23.509 milhões de euros, um valor recorde que constituiu uma subida de 46,4% em relação aos 16.060 milhões de euros registados em 2021. O total do volume de negócios do BMW Group subiu para os 142.610 milhões de euros – um aumento de 28,2% quando comparado com os 111.239 milhões de euros registados no ano anterior. A consolidação das receitas da joint-venture BMW Brilliance Automotive Ltd. (BBA) “foi particularmente relevante para estes resultados, reforçada ainda pela combinação dos efeitos positivos da variedade de oferta produtos e melhoria dos preços”.

O BMW Group superou os seus próprios objetivos de redução de CO2 na Europa: Com o aumento da subida de modelos elétricos, e com base em números provisórios, as emissões da frota da UE para 2022 atingiram os 105 g/km, o que representa uma diminuição de -9,4% em relação ao ano anterior.

A Conferência Anual do BMW Group permitiu ainda um vislumbre da nova era da gama BMW Série 5, que incluirá versões híbrido plug-in, de combustão tradicional e 100% elétrica, com a chegada do BMW i5 Berlina ao segmento premium executivo, que será lançado internacionalmente em outubro deste ano, seguido pelo BMW i5 Touring em 2024.

No início do ano, no CES 2023, em Las Vegas, o BMW Group apresentou o protótipo inovador BMW i Vision Dee, num sinal de como poderá ser o futuro da indústria automóvel, criando uma experiência digital cada vez mais orgânica e personalizada entre o condutor e o veículo. O BMW i Vision Dee marcou presença em palco em Munique mostrando como o compromisso com um futuro elétrico, circular e digital é cada vez mais uma realidade.

Do ponto de vista do BMW Group, a próxima geração de veículos do grupo, corporizada no inovador conceito de veículo NEUE KLASSE, “tem o potencial de acelerar ainda mais a penetração no mercado da mobilidade elétrica”. Uma das inovações previstas nesta nova geração de veículos é a chegada do BMW Panoramic Vision, que entrará em produção já em 2025.

 





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