Bom Jesus instala novo monóculo para “ver Braga por um canudo”



A Confraria do Bom Jesus de Braga [na galeria] instalou um novo monóculo no local onde se encontrava o histórico canudo, um equipamento com mais de cem anos e que já foi alvo de várias reparações, de acordo com a Rádio Universidade do Minho (RUM).

Para evitar novos cuidados com o “antigo canudo”, a entidade responsável pelo equipamento optou por retirá-lo, em definitivo, do local habitual. Até porque, nos últimos anos, o monóculo estava instalado apenas em determinadas alturas do ano e obrigava à permanência de um funcionário no local para garantir o bom uso do equipamento.

“o original estava a degradar-se [devido] às condições climatéricas, [mas] também o transporte, a montagem e a desmontagem desse monóculo, que obrigava a uma logística difícil. Ele já não podia estar todos os dias disponíveis aos visitantes”, explicou Varico Pereira, vice-presidente da Confraria do Bom Jesus de Braga.

Assim, e “para colmatar essa falha durante a maior parte do ano”, a confraria decidiu adquirir um novo aparelho que “está fixo e montado constantemente” e que não obriga à permanência de um funcionário a controlar a sua utilização.

O monóculo mais antigo, com cerca de cem anos, está agora disponível para visita gratuita no Centro de Exposições Cónego Cândido Pedrosa.

Foto: S. Faric / Turismo En Portugal / Pedro Dias / Arian Zwegers / Esther Westerveld / Pedro Antunes / Graeme Churchard / Creative Commons

[nggallery id=2782 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...