Bombeiros mais sustentáveis do país vão ser premiados
Sessenta e um quartéis de bombeiros de vários pontos do país vão ganhar prémios monetários pela sua eficiência energética, uma iniciativa do Plano de Promoção para a Eficiência no Consumo (PPEC) e da Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos (ERSE) em parceria com cinco agências de energia.
A iniciativa premiará as corporações mais eficientes ou que conseguirem uma maior redução do consumo de energia eléctrica, com prémios na forma de equipamentos e serviços de energia entre os €500 e os €2.500. Para além destes prémios, todas as corporações irão beneficiar de uma redução dos seus custos de exploração como consequência da redução do seu consumo de energia eléctrica.
O projecto, que arrancou no decorrer de 2014, foi caracterizado durante o último ano pela divulgação e sensibilização do projecto e participantes, tendo nos últimos três meses sido realizadas as visitas técnicas para o diagnóstico energético às instalações dos quartéis de bombeiros participantes.
Tal diagnóstico para além de se representar um estudo efectivo focado em soluções de melhoria da eficiência energética e redução do consumo, identifica também o padrão de consumo de referência para o concurso.
Durante o presente mês de Outubro, serão entregues os relatórios técnicos das visitas às corporações de bombeiros, assim como um “Guia de Boas-Práticas Energético-Ambientais em Quartéis de Bombeiros”, onde se destacam medidas comportamentais e de sensibilização para toda a comunidade.
O período de acompanhamento, monitorização e avaliação de consumos de energia eléctrica nos quartéis em competição decorrerá entre 1 de Outubro e 30 de Setembro de 2016, sendo que após este período serão divulgados os vencedores das categorias: corporação com maior redução de consumo (%), e corporação mais eficiente.
O consórcio inclui a OesteSustentável, a AMESeixal – Agência Municipal de Energia do Seixal, ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, AREANATejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo e ENEAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.