Bombeiros voluntários já recolheram 2 mil toneladas de equipamentos eléctricos
Este ano, a campanha “Quartel Electrão” já conseguiu recolher 2 mil toneladas de equipamentos eléctricos usados – a mesma quantidade que foi reunida na totalidade no ano passado. Para Pedro Nazareth, Director-Geral do Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, estes números indicam que possivelmente se irá alcançar um novo recorde.
Em 2020, as associações humanitárias de bombeiros voluntários atingiram o valor mais alto das cinco edições da iniciativa, ao recolher 2.029 toneladas de equipamentos. Como a campanha se prolonga até ao dia 30 de novembro, espera-se que este recorde seja superado.
O Quartel Electrão tem suscitado o apoio de várias empresas e instituições, como juntas de freguesias e câmaras, que apelam à entrega de electrodomésticos, lâmpadas, pilhas e outros equipamentos eléctricos em fim de vida. As empresas privadas estão também a mobilizar-se, um pouco por todo o país, para ajudar nesta campanha.
Como confirma Pedro Nazareth, “Este ano já foram encaminhadas quase 164 toneladas por estas vias, o que é revelador da importância que cada vez mais o tecido empresarial dá à dimensão social e ambiental”.
Além da promoção de reciclagem de equipamentos elétricos usados, esta iniciativa garante vários prémios às associações. A associação que reunir a maior quantidade de equipamentos recebe um veículo de combate a incêndios no valor de 54 mil euros, por exemplo. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amarante foi a grande vencedora da quinta edição.
Se quiser contribuir para esta ação de recolha, consulte no site quais são as associações humanitárias aderentes mais próximas de si.