Bondes de Santa Teresa regressam em meados de 2014



A reestruturação completa do sistema de bondes de Santa Teresa estará apenas concluída em meados de 2014, anunciou na sexta-feira o Governo do Rio de Janeiro. Esta reabilitação levará à compra de 14 novos bondes e aprovação de um projecto de revitalização da respectiva infra-estrutura.

Os novos bondes terão capacidade para transportar 24 pessoas, sendo que ninguém poderá fazer esta viagem de pé. “Eram quatro bondes que levavam até 80 pessoas, era uma temeridade”, explicou o secretário de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner.

Orçados em R$ 110 milhões (€ 47,7 milhões), os bondes irão preservar as características históricas destes veículos, mas contarão agora com uma infra-estrutura mais moderna e segura, dando todas as comodidades aos passageiros.

Para compensar esta redução do número de pessoas que poderão viajar, num mesmo momento, nos bondes, Fichtner disse que o número de veículos passará dos quatro para os 14.

Como o Green Savers adiantou em Novembro, os estudos para a reestruturação dos bondes de Santa Teresa foram realizados pela portuguesa Carris. A revitalização incluiu trilhos novos, um trajecto 30% maior – dos actuais 7,2 quilómetros para os 10,5 quilómetros – sendo os trilhos substituídos por um modelo que reduza as trepidações e os ruídos. Está prevista ainda a instalação de um centro de controlo operacional na Carioca, que monitorizará o projecto

A Carris será responsável pela formação de motorneiros, controladores de circulação, engenheiros, mecânicos e equipas de manutenção e energia.

Leia mais pormenores deste negócio no Portal Fator. E recorde a recente tragédia que levou a esta reestruturação.





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