Boom Festival: ir de bicicleta para o festival mais sustentável do país



Na semana passada falámos aqui no festival Boom por ter sido considerado um dos acontecimentos de mundo para a revista Rolling Stone. Exemplo de sustentabilidade no mundo dos festivais de Verão, a 11ª edição volta a apostar num programa ambiental recheado de actividades. E uma das novidades deste ano é a Bike Village.

A aventura by bike começou em 2008 com Joost e Stan, dois boomers belgas, que percorreram 2.700 Km em 40 dias para chegar ao festival. Na edição seguinte, em 2010, a organização lançou a iniciativa Boom by Bike Initiative para dar mais apoio aos ciclistas e, depois de muitos contactos dos quatro cantos do mundo, este ano haverá um reforço no apoio aos festivaleiros com bicicleta. “Será mais do que uma simples oficina, integrando iniciativas para promover o uso deste meio de transporte alternativo e não poluente”, avança Artur Mendes, da organização.

Outra das novidades para a edição de 2016 é a utilização de cartão para algumas estruturas do festival. Inspirado no arquitecto japonês Shigeru Ban, este projecto irá contemplar a construção de fachadas, stands, mobiliário e decoração numa inovação ao nível de festivais ao ar livre. “Queremos continuar a lançar mensagens ecológicas a cada edição. Temos usado fardos palha, bambú, madeira vinda de fontes certificadas, entre outros, desta feita escolhemos o cartão”, refere Artur Mendes.

Na edição anterior do festival, em 2014, foram ainda produzidas 44 toneladas de lixo orgânico que, enviadas para uma unidade de compostagem, resultaram em cerca de nove toneladas de fertilizante para usar nos jardins da Herdade da Granja. Também a energia solar não foi esquecida:  as estações de painéis solares do Boom produziram, em 2014, 50 mil watts de energia por dia, que permitiram abastecer toda a área de trabalho do pessoal do Boom.

Distinguido em 2008, 2010, 2012 e 2014 com o Outstanding Greener Festival Award, o prémio mundial mais importante de eventos sustentáveis atribuído por A Greener Festival, o Festival Boom acontece em Idanha-a-Nova de 11 a 18 de Agosto.

Foto: Jakob Kolar /Boom Festival 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...