Boom recebe prémio internacional de sustentabilidade
O Boom Festival, que decorreu em Idanha-a-Nova, em julho, foi distinguido, pela oitava edição consecutiva, com o “Greener Festival Award”, prémio internacional que premeia eventos exemplares para a indústria através das suas práticas de sustentabilidade.
“É a oitava edição consecutiva em que o Boom é reconhecido como um festival consciente do ponto de vista ambiental, bem administrado e com ações significativas para reduzir o desperdício, reduzir as emissões de gases com efeito estufa e ainda que envolve com sucesso os participantes (Boomers) nestes objetivos que protegem o planeta”, sublinha, em comunicado, a organização do Boom Festival.
Segundo a mesma fonte, na edição 2022, durante a semana do Boom, que decorreu entre 22 e 29 de julho, estiveram na herdade em Idanha-a-nova, uma equipa do Greener Festival a auditar e classificar as práticas de sustentabilidade, os recursos utilizados e o impacto ambiental do evento que juntou 40.751 pessoas.
“Feita a avaliação e depois da análise da informação comparativa, o Greener Festival concluiu: ‘O Boom Festival demonstrou um impulso apaixonado por um festival mais verde, focado em ter as melhores práticas existentes. A equipa demonstrou um esforço e determinação claras para continuar a melhorar, para proteger o ambiente e fortalecer relações positivas com os stakeholder'”.
A entrega oficial do prémio vai realizar-se a 28 de fevereiro de 2023, em Londres, no decorrer da 15ª Conferência Green Events & Innovations.
A Greener Festival é uma associação sem fins lucrativos, que – de forma independente – avalia eventos e festivais em todo o mundo e faz recomendações para que se possam tornar mais sustentáveis e a reduzirem os impactos ambientais.
“Como pioneira em sustentabilidade de eventos desde 2007, a Greener Festival atribui certificação e dá formação para que sejam desenvolvidas e concretizadas as melhores práticas no decorrer das iniciativas, conclui a mesma fonte.