Bordalo II: Criação artística de falcão-peregrino inaugurada em Sintra



A fachada das Instalações Oficinais da Portela, em Sintra, ganhou um novo propósito; nela está agora exibida a nova obra do artista Bordalo II, um falcão-peregrino feito de lixo.

O desafio foi lançado pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), no seguimento das comemorações do seu 75.º aniversário, bem como no âmbito do Dia Internacional da Biodiversidade, a celebrar este sábado, dia 22 de maio.

A obra integra a série “Big Trash Animals”, que já conta com 220 peças e 72 toneladas de plástico reutilizado, e é inspirada na fauna do Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC). Considerado o animal mais rápido do mundo, o falcão-peregrino apresenta um estatuto de conservação classificado como vulnerável, sendo ameaçado pela ocupação urbana da zona litoral, onde nidifica nas paredes rochosas. Residente na área do PNSC, a espécie ocupa arribas costeiras, áreas escarpadas do interior e zonas abertas com abundância de presas, alimentando-se de aves que captura em pleno voo.

“Os SMAS de Sintra são um excelente parceiro e é com grande estima e orgulho que produzimos esta peça para o seu 75.º aniversário, representando um animal tão nobre como a entidade que o vai acolher”, afirma Bordalo II, que explica a escolha do falcão-peregrino “pela imponência e força que transmite e também pela importância que esta ave de rapina tem no ecossistema” do PNSC. Com esta peça, além de alertar para o estatuto de vulnerável do falcão-peregrino, Bordalo II presta homenagem “a uma das entidades que contribui grandemente para a manutenção do ambiente local”.

A inauguração da criação artística de Bordalo II contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra e do Conselho de Administração dos SMAS de Sintra, Basílio Horta, do Diretor Delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, e do próprio artista.

Pode visualizar aqui a obra:





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...