Border collie, o melhor amigo dos rebanhos (com VÍDEO)
Os border collie são exímios guardadores de ovelhas. A raça anglo-escocesa tem uma herança genética importante para todos os criadores de gado. “Demora muito tempo para, digamos assim, enxotar ovelhas, para elas fazerem o que queremos”, explicou ao Economia Verde Jacinto Sequeira Guerreiro, criador de gado.
“Temos de gritar e berrar com um pão na mão, às vezes demoramos a manhã inteira. [Com os border collie], em dez minutos as ovelhas estão no curral e não preciso de andar 10 quilómetros atrás delas”, diz o profissional, que brinca com a situação. “Basta ficar perto da porta, porque o cão não abre a porta [risos], e esperar pelas ovelhas”.
Jacinto Guerreiro e Alfredo Pereira, professor da Universidade de Évora, partilham a opinião: um cão bem treinado aumenta a eficiência dos criadores de gado, reduzindo o tempo que estes passam atrás das ovelhas, precioso para outras actividades agrícolas, e melhora a rentabilidade de um rebanho. O border collie é um pastor por excelência e torna eficiente o trabalho com rebanhos.
Com um terço dos campos ao abandono, os rebanhos precisam de ser reintroduzidos no cenário rural português. E “tecnologias” como esta, com milhares de anos, são essenciais para a gestão agrícola.
Veja o episódio 80 do Economia Verde.