Bosch apresenta novas bombas de calor para casa
Realizou-se ontem a 12ª edição do Let’s Talk About Tech da Bosch, uma sessão que teve como tema principal “Bombas de calor para casas mais sustentáveis”.
Pedro Ribeiro, diretor de I&D da Bosch em Aveiro, deu início à sessão relembrando que a Bosch foi uma das primeiras grandes organizações a tornar-se neutra em carbono em todas as suas operações em 2020, nas 400 fábricas espalhadas em todo o mundo.
De seguida, Fernando Dias, gestor de equipa de I&D da Bosch em Aveiro, começou por apresentar as novas bombas de calor lançadas pela marca, “uma possível solução para um futuro mais sustentável”.
Estes novos produtos estão “dividos em três locais”, na Alemanha, na Suécia e em Portugal (Aveiro), sendo que em Aveiro a produção foca-se no desenvolvimento da bomba de calor de ar-água “no low price segment”, e conta com uma equipa de mais de 50 pessoas.
O princípio básico da bomba de calor é retirar energia “grátis” do ambiente, e tem como objetivos a distribuição da água doméstica ou o aquecimento central. Existem em dois tipos de bomba, de fonte exterior (do ar) e de fonte interior (terra, solo), e estas têm um sistema composto por um evaporador, compressor, condensador e expansão de valor.
Em termos de performance, exemplifica Fernando Dias, “nós avaliamos a performance da bomba de calor com o coeficiente de performance, que avalia o rácio entre quanto é que a bomba de calor está a gastar em energia elétrica e quanto é que está a entregar em termos de energia térmica”.
A bomba de calor faz uso da energia do ambiente e integra uma fonte elétrica, contribuindo assim para a redução da pegada de carbono aliada à eletrificação.
Para mais informações sobre o novo produto consulte o site da Bosch.