Braga: primeira fase da reabilitação do Rio Este já foi concluída (com FOTOS)



Está concluída a primeira fase da reabilitação do Rio Este, uma obra financiada pelo Fundo de Protecção dos Recursos Hídricos e que esteve a cargo da APA – Agência Portuguesa do Ambiente do Norte, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Braga.

A intervenção, orçamentada em cerca de €140.000, visou devolver as funções ambientais ao troço do rio Este entre o Instituto Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) e o hotel Melia, potenciando a sua posterior ligação ao troço já renaturalizado, entre a ponte Pedrinha e a Av. Frei Bartolomeu dos Mártires.

As obras criaram uma pequena bacia de retenção de águas e a renaturalizaram o leito e as margens do rio Este. A intervenção visou também minimizar o risco de cheias naquela zona da cidade e removeu o betão do leito e das margens do rio, substituindo-o por materiais naturais.

No início do mês, o secretário de Estado do Ambiente e o administrador da Região Hidrográfica do Norte da Agência Portuguesa do Ambiente reuniram com o presidente da câmara bracarense, Ricardo Rio, para delinearem uma candidatura ao próximo Programa Operacional para obras de maior dimensão de regularização do leito do E ste, na zona industrial de Ferreiros, e das ribeiras de Panoias e Castro. Estas intervenções estão estimadas em vários milhões de euros e só poderão ser financiadas através dos fundos comunitários.

No caso do rio Este, Ricardo Rio considerou fundamental dar sequência ao processo de renaturalização iniciado no mandato autárquico anterior para corrigir os “gravíssimos erros” de “encanamento e aceleração do curso de água, que provocou riscos acrescidos de inundações para zonas residenciais e industriais”.

Na altura, o presidente da câmara adiantou que os serviços da autarquia estão a trabalhar para, de forma gradual, eliminar os factores de risco de inundações em vários outros pontos do concelho – têm sido aprovados investimentos para corrigir problemas com drenagens de águas pluviais.

As intervenções necessárias para minorar as inundações de vários túneis rodoviários que atravessam a cidade necessitam de “mais tempo e recursos” para ser executadas, avisou o edil.

[nggallery id=1659 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...