Braga terá o primeiro parque de campismo com soluções de energia renovável
O Parque de Campismo Aboim da Nóbrega, em Braga, será o primeiro, em Portugal, a “investir em soluções de produção de energia renovável, contribuindo de forma decisiva para a sua auto-sustentabilidade”.
A informação foi hoje avançada pela DST Solar, do grupo homónimo, e acrescenta que serão implementados, no parque, equipamentos como um seguidor solar fotovoltaico, um sistema solar térmico para aquecimento de águas sanitárias e um aerogerador.
Numa segunda fase está prevista a instalação de uma micro-hídrica.
A empresa revelou também, em comunidade de imprensa, que introduzir 102 painéis solares tércmicos na cobertura do edifício do Lar Conde Agrolongo, também em Braga. Esta acção garantiu ao lar “a satisfação de 75% das suas necessidades de aquecimento de águas sanitárias”.
“O mix energético montado no projecto de Vila Verde é um contributo económico para o promotor do projecto mas é, sobretudo, um investimento poderoso e pedagógico para um segmento já de si sensível à natureza”, declarou o director-geral do Grupo DST, José Teixeira.
No caso do Lar Conde Agrolongo, o investimento tem “um prazo de retorno curtíssimo, a tecnologia está madura e barata e o Sol continua a não ser taxado. Um exemplo arrojado da economia social que, por não ter como estragar recursos, fez um investimento cirúrgico e seguro”.
Segundo o mesmo comunicado, a empresa tem ainda mais de uma dezena de projectos em carteira, “o que contribuirá para a evolução da DST Solar e do sector das energias renováveis em Portugal”.