Brasil: Campus Aberto indica a estudantes de São Paulo os transportes mais sustentáveis
Os estudantes universitários da cidade de São Paulo, no Brasil, já podem partilhar as rotas mais sustentáveis para chegarem aos campus universitários e até combinarem a utilização conjunta de automóveis ou táxis.
O projecto chama-se Campus Aberto e foi lançado há dias pelo Instituto da Mobilidade Verde (IMV) de São Paulo, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente daquela cidade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metro de São Paulo.
Através de um mapa da cidade e que é disponibilizado no site, os estudantes podem, por exemplo, oferecer ou partilhar boleias até à universidade. O site permite ainda aos seus utilizadores estarem a par das últimas novidades de cada universidade paulista – e do trânsito.
Siga o Campus Aberto no Facebook.
O objectivo do site é melhorar a mobilidade dos estudantes universitários de São Paulo. O Campus Aberto faz parte de um projecto da Universidade de Harvard para a mobilidade urbana, o Open City Day, que procura soluções para cidades e forma cidadãos multimodais, um novo conceito de pessoa que realiza as suas deslocações de uma forma mais sustentável, integrando de forma inteligente a mobilidade via metro, automóvel, autocarro, comboio, bicicleta ou táxi.
De acordo com o blog brasileiro Mobilidade Sustentável, o Campus Aberto vai premiar com bicicletas os universitários mais participativos no projecto.
A bicicleta vai ser exclusiva e foi desenhada pela General Wings.
Apesar de ter arrancado em São Paulo, o projecto Campus Aberto vai ser ampliado para outras cidades brasileiras.
De acordo com o Ministério da Educação brasileiro, há 500 mil novos universitários, todos os anos, em São Paulo. Paralelamente, há 60 milhões de deslocações diárias na cidade, muitas delas realizadas pelos estudantes.