Brasil: cão recolhe lixo de rio por iniciativa própria
O ser humano pode ser sujo e desarrumado. Mas há um cão que está a combater este flagelo no Brasil. Recentemente, um helicóptero da cadeia televisiva Globo filmou um cão a recolher lixo de um rio poluído na cidade de São Paulo. O helicóptero estava a caminho para fazer uma cobertura noticiosa quando avistou o animal a atirar-se várias vezes ao rio e cada vez que regressava à margem trazia na boa uma garrafa de plástico.
O rio Tietê é um curso de água escura e poluída que passa pela cidade de São Paulo. Durante 20 minutos as câmaras da Globo filmaram o cão a recolher garrafas do rio. Nesse período de tempo, o animal recolheu 25 garrafas das águas sujas.
Não se sabe se o cão é vadio ou se tinha dono e simplesmente escapou de casa para se divertir um pouco no rio. Ainda assim vários grupos animais de São Paulo pedem que se intervenha, não só para limpar as águas do rio – que são um perigo tanto para a saúde animal como humana – como também para levar o animal a um veterinário, já que os poluentes que constam naquelas águas podem fazer com que o animal fique doente, escreve o Dodo.
Veja aqui o animal em acção, numa atitude mais consciente que a humana.