Brasil: motel sustentável inspira-se na economia verde (com FOTOS)
No Dia dos Namorados de 2010, os casais da região de São Paulo ganharam uma nova razão para frequentar um motel. É que o Vitara, que fica na rodovia Régis Bittencourt, em Taboão da Serra, foi construído com bases sustentáveis. Ele é conhecido, aliás, como o primeiro motel sustentável do Brasil.
Segundo explica o Ciclo Vivo, o Vitara Motel demorou um ano a ser construído e custou €985 mil (R$ 3 milhões). O empreendimento “caiu nas graças dos casais ecologicamente correctos”, explica o site brasileiro, porque possui quartos com sistema de energia solar e eficiência energética, móveis de madeira reflorestada e estruturas adoptadas para receber portadores de necessidades especiais.
No Vitara, as piscinas, hidromassagens e duches dos quartos são aquecidos com os raios solares, e a estrutura foi pensada para gastar o mínimo de electricidade. As lâmpadas do hotel, claro, são das que menos gastam, e outro ponto positivo é a certificação ecológica dos pisos.
Segundo o Ciclo Vivo, nem o design foi esquecido: as cenas dos quartos foram inspiradas em cenários da natureza selvagem.Veja aqui todas as características sustentáveis do motel.
Por fim, o estabelecimento faz a reciclagem de todo o lixo produzido pelos hóspedes e a selecção de funcionários é feita localmente, ou seja, não são precisas muitas horas no trânsito para que os colaboradores cheguem ao seu local de trabalho.