Brasil: nova espécie de macaco descoberta está em perigo de extinção



Uma equipa de biólogos brasileiros, a trabalhar no interior centro do país, descobriu aquilo que se acredita ser uma nova espécie de primata. O animal, nunca antes visto, foi descoberto no limite sul da floresta amazónica e vem confirmar uma teoria que os cientistas há muito suspeitam: existem centenas de novas espécies de animais e plantas por documentar na região.

Segundo os investigadores da Universidade do Mato Grosso, a nova espécie provável de macaco, que pertence ao género Pithecia, escreve o Dodo, foi avistada três vezes numa área de floresta fragmentada muito pouco explorada até agora. A coloração multicolor única do animal nunca foi observada em nenhum macaco deste género, pelo que os cientistas acreditam que possa ser uma nova espécie. Contudo, serão necessários testes genéticos para comprovar que se trata de um macaco de uma nova espécie.

“Enviámos as primeiras imagens para um perito, mas tudo indica que se trata de uma nova espécie. As características são muito distintas”, indica Manoel dos Santos Filho, um dos biólogos que integra a equipa.

Embora não se saiba quase nada sobre este novo animal todas as probabilidades indicam para que esteja já sob perigo de extinção, tal como a maior parte da flora e fauna amazónica. Como indicam os biólogos, a região onde foi encontrado o animal está entre as que mais têm sofrido de desflorestação e apenas 15% da florestação original permanece actualmente.

Todos os anos são identificadas centenas de novas espécies de animais e plantas na floresta amazónica. Ao mesmo tempo, existem centenas de espécies que se extinguem sem nunca terem sido documentadas. De acordo com as estatísticas, a Amazónia perde anualmente entre 0,2% a 0,3% das suas espécies.

Foto: Almério C. Gusmão / Unemat





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...