Brasil: presos podem reduzir as sentenças ao produzir energia



Na prisão de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, os presos podem reduzir as penas e sentenças à medida que pedalam uma bicicleta, que gera energia suficiente para iluminar as ruas da pequena cidade.

A medida foi sugerida pelo juiz local e implica pedalar cerca de 16 horas para reduzir um dia à sentença. A iniciativa tem como destinatários apenas os presos que tenham bom comportamento.

De acordo com o Jornal Nacional, outro dos objectivos da iniciativa é manter os presos activos enquanto contribuem para o bem comum. As bicicletas estão equipadas com equipamentos que permitem gerar e armazenar energia, que é depois utilizada para manter as ruas de Santa Rita do Sapucaí bem iluminadas durante a noite, tornando-as ruas mais seguras. Ou seja, são os próprios presos que estão a contribuir para manter a cidade mais segura.

“Estava um pouco gordinho e já perdi quatro quilos”, explicou um preso ao Jornal Nacional. O programa foi tão bem sucedido que a prisão já encomendou mais bicicletas geradoras de energia. E, assim, reduzir as sentenças, custos da prisão, facturas de electricidade e emissões de carbono.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...