Brasil: produtos orgânicos estão muito mais baratos e ficarão ao mesmo preço dos normais



Os produtos orgânicos estão a aumentar as vendas em 40% ao ano, no mercado brasileiro, uma tendência que está a ajudar a que os seus preços a baixarem. Assim, se em 2006 os produtos orgânicos custavam mais 70% que os produtos convencionais, hoje essa diferença fica-se pelos 30%.

Segundo a Associação Brasileira de Orgânicos (BrasilBio), esta diminuição do preço dos produtos orgânicos deveu-se unicamente ao aumento da escala.

“Esta nova tendência de consumo começou há uns quatro, cinco anos, mas está a intensificar-se. A tecnologia do orgânico já está dominada. No início, havia apenas produtores que levavam o nome de ‘melhoristas’. Eles trabalhavam na base da tentativa e erro. Com a incorporação desta tecnologia, a produção aumenta e, consequentemente, o preço cai”, explicou à Glovo Mauro de Rezende Lopes, pesquisador do Centro de Estudos Agrícolas da Fundação Getulio Vargas (FGV). “Ainda não sabemos quando, mas os preços deverão chegar a um equilíbrio.” Hoje, um em cada três supermercados brasileiro já vende produtos orgânicos.

Hoje, o Brasil tem 332 mil hectares de produção agropastoril orgânica, utilizadas por cerca de oito mil produtores. Juntos, eles são responsáveis por um volume de 5,2 milhões de toneladas de produtos orgânicos, a maioria vinda das regiões norte e nordeste.

De acordo com dados da Nielsen, relativos a 2010, 27% dos supermercados já comercializam produtos orgânicos, que correspondem a cerca de 0,5% da sua facturação.

Também a exportação está em grande, com 72 empresas a levarem os produtos orgânicos brasileiros a países como a Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido (açúcar, mel, castanhas e frutas).

Leia o artigo da Globo na íntegra.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...