Brasil proíbe a pesca que utiliza golfinhos como isco
Oito anos depois, o Brasil proibiu a pesca que utiliza carne de golfinho como isco para a pesca de peixe-gato, uma prática que até agora não tinha sido restringida pelas autoridades.
A proibição, estimulada pelas reacções e protestos contra a morte de golfinhos, é uma vitória para a conservação de espécies. Embora a caça de golfinhos já fosse ilegal no Brasil, a proibição deste tipo de pesca assegura que a caça ilegal não deve passar despercebida.
A pesca de piracatinga, uma espécie de peixe-gato, envolve a utilização de carne de golfinhos do rio cor-de-rosa, também conhecidos como golfinhos do rio amazonas, que serve de isco. Depois de um vídeo onde era mostrado um golfinho vivo a ser esquartejado para isco, este tipo de pesca foi banido pelo Governo brasileiro, refere o Dodo.
Esta é a maior proibição pesqueira no Brasil desde 1967, quando as leis de protecção de fauna foram estabelecidas. Esta espécie de golfinho é rara e só existe no rio Amazona, o que faz dela uma espécie em vias de extinção.
Para se assegurarem que a proibição é cumprida, as autoridades brasileiras vão testar geneticamente o peixe para garantirem que é piracatinga e vão mesmo inspecionar o estômago destes peixes para verificarem que ingeriram carne de golfinho ou não.
Foto: Hyrcantiger / Creative Commons