Brasil: PVC dos Jogos Olímpicos de Londres serão reciclados para o Mundial 2014



Os materiais em PVC que serão utilizados para construir muitas as estruturas temporárias dos Jogos Olímpicos de Londres vão ser reciclados e reaproveitados para o Mundial 2014, a realizar no Brasil.

Segundo o World Architecture News, serão reciclados mais de 142 mil metros quadrados de PVC que foram incorporados na construção do parque olímpico e outros locais que receberão atletas e fãs dos Jogos Olímpicos, incluindo no centro aquático desenhado por Zaha Hadid (no vídeo), no Velódromo da Hopkins Architects e na Royal Artillery Barracks.

Depois de terminados os Jogos, a 12 de Agosto, os vinis viajarão para o Brasil, onde serão reaproveitados para construir as novas estruturas que irão acolher o Mundial 2014.

O World Architecture News não explica como se chegou a este acordo. Apesar de serem duas das mais reconhecidas e importantes iniciativas globais, a verdade é que os Jogos e o Mundial nem sempre se dão bem.

Neste caso, pelos vistos, a situação é diferente. E com razão. O material é durável, flexível, leve, barato e, mais importante, customizável. Os pontos negativos são o facto de as estruturas em PVC serem difíceis de reciclar, produzirem emissões tóxicas e não de degradarem.

Ainda assim, e mal acabem os Jogos, um sistema vai esmagar as estruturas temporárias, dissolve-las e separar a fibra. A regeneração do PVC garante que o produto mantém a sua qualidade, e pode ser utilizado novamente em várias formas, com um impacto negativo mínimo para o ambiente.

É que aqui entra o Mundial 2014. Há planos de utilizar alguns destas estruturas recicladas em PVC nas estruturas do campeonato do mundo de futebol canarinho. Veremos se se confirma.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...