Brasil: São Paulo substitui lugares de estacionamento por pequenos jardins urbanos



Em São Paulo, no Brasil, está a surgir um novo conceito de parques urbanos, os parklets, que surgem em lugares de estacionamento pagos. Estes novos parques fazem parte de um movimento que pretende tornar as estradas mais pedestres, verdes e acessíveis.

Os primeiros parklets públicos foram projectados pela designer italiana Suzi Bolognese e instalados em São Francisco em 2010. Até Janeiro de 2014 já tinham sido instalados 62 parklets na cidade californiana e o projecto começou a espalhar-se gradualmente a outras cidades. A última a implementar o conceito foi São Paulo.

Os parklets incorporam pequenas árvores, bancos, cadeiras, mesas e pontos de bike-sharing para os utilizadores. Os mini-parques foram apresentados ao perfeito de São Paulo, Fernando Haddad, em 2013, e foram instalados durante um período experimental, refere o Inhabitat. Contudo, os cidadãos gostaram bastante da iniciativa e os parklets ficaram implementados definitivamente. Desde então, o número de mini-parques tem vindo a crescer.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...