Brasil: Universidade estuda cartão como alternativa na construção civil



O Departamento de Arquitectura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP, no Brasil, está a testar a resistência do cartão, como alternativa sustentável aos materiais tradicionalmente utilizados na construção civil para construir paredes.

O cartão tem como vantagem o facto de poder ser reciclado várias vezes, permitir uma construção mais rápida, através da utilização de um sistema pré-fabricado, e, segundo os investigadores, é uma matéria-prima abundante no território brasileiro. Além disso, trata-se de uma opção mais barata e acessível e com menor geração de entulhos quando a construção é demolida.

De acordo com o blog Atitude Sustentável , uma estrutura experimental, construída há mais de 40 dias e com nove metros quadrados, está a resistir às chuvas, ao sol, ao vento e às infiltrações. Ainda assim, serão necessários dois anos de testes para que o produto possa ser lançado no mercado generalizado.

A construção experimental utilizou 90 tubos de cartão, que substituíram pilares de cimento. Naquele departamento da universidade, os tubos são inicialmente impermeabilizados e, de acordo com os testes realizados, chegam a suportar três toneladas de peso cada um.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...