Brócolos podem prevenir o cancro de pele



A mais recente arma na guerra contra o cancro de pele é magra, verde e odiada pela maior parte das crianças: os brócolos. O segredo, de acordo com a investigadora Sally Dickinson, reside no sulforafano, que existe naturalmente nestes legumes e já demonstrou propriedades de redução do risco de várias formas de cancro.

“Mesmo que haja uma maior consciencialização acerca da necessidade de uma exposição solar limitada e do uso de protectores solares, continuamos a ver muitos casos de cancro de pele todos os anos”, disse Dickinson, professora assistente no departamento de farmacologia da Universidade do Arizona. “Estamos à procura de melhores métodos para a prevenção do cancro de pele em formatos que sejam economicamente acessíveis e fáceis de usar pelas pessoas. O sulforafano pode ser um excelente candidato para uso na prevenção do cancro provocado por exposição aos raios ultravioleta.”

A investigação de Dickinson revela que o sulforafano é altamente adaptável e eficaz na inibição das vias causadoras de cancro, como a proteína AP-1, enquanto activa os genes quimio protectores, como o Nrf2. Um estudo piloto, realizado em colaboração com a Johns Hopkins University, vai testar uma solução tópica dos brócolos na pele de um grupo de pacientes, a fim de verificar a eficácia do composto perante luz solar simulada. Estudos anteriores já demonstraram a segurança do extracto em uso tópico e oral.

O Ecouterre adianta que, se a pesquisa for bem sucedida, Dickinson crê que poderemos vir a ter produtos à base de sulforafano indicados para pacientes com o sistema imunitário comprometido.

“O sulforafano é o tipo de composto que tem muitas e incríveis aplicações teóricas se a sua dosagem for feita correctamente”, defende a investigadora. “Nós já sabemos que é bastante eficaz no bloqueio de queimaduras e já vimos casos em que consegue induzir enzimas protectoras para a pele.”





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...