Brócolos são essenciais à vida saudável, mas devem manter-se orgânicos (act.)



Da próxima vez que o seu filho lhe perguntar por que tem de comer os brócolos, já lhe vai poder explicar a razão – isto graças ao grupo de pessoas que foram levadas, pelos cientistas, a comer este vegetal todos os dias, durante três meses.

A equipa descobriu que uma substância química encontrada exclusivamente nos brócolos ajuda a manter a saúde das pequenas “baterias” das células do corpo humano. Julga-se que a substância ajude a prevenir problemas de saúde, incluindo cancro e doenças cardíacas.

Os cientistas do Institute of Food Research, em Inglaterra, fizeram análises sanguíneas detalhadas em homens e mulheres, antes e depois de comerem o vegetal.

A amostra consistia em 19 voluntários que comeram 400 gramas de brócolos por semana – três flores por dia –, acompanhados da sua dieta normal, durante três meses. Outras 19 pessoas comeram o considerado “super brócolo” chamado Beneforte, produzido para ser extremamente rico em glucorafanina. O último grupo da amostra comeu ervilhas.

Os investigadores acreditam que é possível obter os mesmos benefícios através da ingestão de brócolos normais, mas para isso têm de ser ingeridos numa quantidade três vezes superior à dos super.

Na verdade, o super brócolo Beneforte é desenvolvido pela Monsanto, a multinacional norte-americana responsável pelos OGM – e os seus poderes, naturalmente, já foram desmistificados neste artigo, datado de Setembro de 2011. “Esta obsessão pela glucorafanina é estúpida e uma distracção miópica. Os brócolos, por serem um vegetal, são saudáveis e não precisam de ser melhorados”, diz o artigo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...