Buraco negro mais jovem de sempre foi descoberto



A NASA divulgou uma imagem do que acredita ser o mais jovem buraco negro da Via Láctea. Já apelidado de W49B, o buraco negro terá cerca de mil anos de idade – uma autêntica criança num universo que se acredita ter perto de 14 mil milhões de anos.

A informação vinda do Chandra X-Ray Observatory, um telescópio que observa o cosmos a partir de uma órbita 139 mil quilómetros acima da Terra, sugere que as nuvens de gás brilhante da supernova captada podem conter um buraco negro.

O corpo celeste está apenas a 26 mil anos-luz de distância da Terra, o que é considerado pouco na imensidão da galáxia, e a sua criação ter-se-á dado de forma muito rara, revela o Los Angeles Times.

A NASA diz que a explosão desta supernova, que ocorre quando a estrela fica sem fonte de alimentação, foi “peculiar”. A estrela explodiu com “jactos a serem disparados a partir dos pólos da estrela”. Foi isso que tornou esta supernova alongada e elíptica – normalmente, as explosões tendem a ser simétricas, explica a imprensa.

Outro elemento surpreendente neste caso é que não existe um neutrão estelar na supernova. Por norma, o colapso de algumas estrelas deixa um núcleo denso giratório, mas não nesta. Segundo Megan Watzke, assessora de imprensa do Chandra X-Ray Observatory da NASA, é principalmente esta falta de evidências que aponta para a existência de um buraco negro no corpo celeste.

Em diferentes casos, tanto a ausência de um núcleo estelar em rotação, como o material em torno do corpo celeste, podem apontar para a presença de buracos negros.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...