Burros selvagens estão a ser alvejados com setas na Califórnia

Um burro selvagem foi encontrado na semana passada perto da cidade de Moreno Valley, no sul do estado norte-americano da Califórnia, com uma seta espetada no seu flanco direito. Desde junho, cinco animais foram alvejados na mesma região.

Green Savers Redação

Um burro selvagem foi encontrado na semana passada perto da cidade de Moreno Valley, no sul do estado norte-americano da Califórnia, com uma seta espetada no seu flanco direito.

A fêmea de dois anos, batizada com o nome de Cupido, foi resgatada pelas autoridades locais e encaminhada para cirurgia para remoção do projétil, que perfurou o pulmão direito e quase afetou o esquerdo. De acordo com a organização não-governamental DonkeyLand, a Cupido está a recuperar da operação, está estável e consegue pôr-se de pé.

Cupido, uma fêmea de dois anos, foi encontrada com uma seta alojada no flanco direito. Está a recuperar depois da cirurgia e o plano é que venha a ser transferida para um santuário. Foto: DonkeyLand / Facebook.

Quanto estiver totalmente recuperada, a Cupido será transferida para um santuário da organização, com cerca de 800 hectares, onde se juntará a outros burros resgatados.

Numa publicação na rede social Facebook, a DonkeyLand está a oferecer uma recompensa de 24 mil dólares por informações que permitam identificar, deter e sentenciar a pessoa ou as pessoas responsáveis por “este horrível ato de crueldade animal”.

Os burros selvagens, que rumam livremente por terrenos públicos e descendem de burros domesticados que escaparam ou foram libertados há séculos, tornando-se ferais, são protegidos nos Estados Unidos da América ao abrigo da legislação federal, e têm populações em 10 estados, incluindo a Califórnia.

O caso da Cupido é o mais de recente de uma série de incidentes semelhantes que têm sido registados desde junho passado, com o alvejamento de burros selvagens em Moreno Valley com setas. De acordo com a DonkeyLand, os projéteis são de um estilo normalmente usado na caça. Estima-se que cinco burros selvagens tenham sido alvejados desde junho.

As autoridades policiais estão a investigar e estão a pedir ao público que comunique todas as informações que possam ser relevantes para deter os criminosos.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.