Bussaco Digital vai permitir dedicar uma árvore a alguém (com VÍDEO)
Em Janeiro de 2013, metade da floresta da Mata do Buçaco foi afectada pelo mau tempo que fustigou o País. Sem condições financeiras para recuperar todo o património natural então perdido, a fundação que gere o local teve uma ideia: por que não criar uma plataforma online que permita à população contribuir para a reflorestação da mata? A ideia está perto de ser concretizada, com a ajuda da Universidade de Aveiro e Fundação PT.
“Surgiu a ideia de convidar a Universidade de Aveiro para colaborar connosco, acelerando o processo de criar uma plataforma para ajudar a recolher fundos”, explicou o presidente da fundação, António Jorge Franco, ao Economia Verde.
A ajuda contou ainda com a colaboração da Fundação PT, através do SAPO Labs, que disponibilizou as condições materiais e financeiras para desenvolver o projecto.
“Conseguimos um três-em-um com o apoio a este projecto” – explicou Teresa Salema, directora da Fundação PT. “Conseguimos contribuir para a sustentabilidade da mata, contribuir para a recuperar do ponto de vista ambiental e envolver toda a comunidade – não só aqui mas global – para que [esta] possa contribuir para a melhoria do meio ambiente”.
Denominado Bussaco Digital, o projecto permite que qualquer pessoa possa contribuir sem sair de casa. Basta aceder à plataforma, escolher a espécie e o número de árvores a plantar e fazer a respectiva encomenda.
A árvore é marcada através de GPS e as coordenadas são devolvidas ao financiador. Assim, qualquer pessoa pode, a qualquer momento, visitar a “sua” planta. Podem ser plantadas 20 espécies diferentes, com preços entre os €2 e os €120 – através da plataforma é ainda possível dedicar uma árvore a outra pessoa.
A plataforma Bussaco Digital está em fase de afinamento e estará disponível ao público dentro de seis meses. Com 105 hectares, a Mata do Buçaco é uma das mais ricas de Portugal em património natural.