C&A lança campanha para alertar para a escassez de algodão orgânico
“Vamos levar o Bio Cotton a todas as pessoas, todos os dias”, é o objectivo e também o nome da mais recente campanha da C&A para a promoção do uso de algodão orgânico. Para incentivar a compra de produtos produzidos a partir de algodão biológico, mas também para alertar para a escassez deste mesmo produto, a marca de roupa lançou uma brochura sobre esta matéria-prima.
O livreto explica o valor adicional e dos desafios actuais da produção de algodão orgânico e indica oportunidades para as entidades envolvidas na cadeia de fornecimento global, bem como a responsabilidade particular das empresas da indústria do vestuário em potenciarem o uso do algodão biológico.
Na sequência desta preocupação ambiental, a C&A estabelecer como meta obter todo o seu algodão a partir de uma produção sustentável até ao ano de 2020. “As empresas podem fazer a diferença, não só nos países produtores como também nos mercados de venda, ao alertar os seus clientes para o tema do algodão orgânico. A nossa experiência diz-nos que é possível consciencializar, satisfazer a procura e ter lucro”, indica em comunicado Thorsten Rolfes, director de comunicação corporativa da marca para a Europa.
Actualmente, a C&A é a maior compradora de algodão orgânico, tendo vendido mais de 100 milhões de produtos feitos com o material no ano fiscal de 2013. A percentagem de algodão orgânico utilizado no vestuário da marca, face à totalidade de algodão, é de 38%.
Cerca de 75% do algodão orgânico processado pela empresa, cultivado sem recurso a pesticidas e fertilizantes artificiais, é proveniente de projectos agrícolas que são apoiados pela C&A – perto de 60 mil agricultores indianos beneficiam destes projectos.
A escassez do algodão orgânico
Apesar da crescente procura de algodão orgânico pelos mercados internacionais, a produção global desta matéria está a decrescer. Comparativamente com a produção total de algodão à escala global, o cultivo da variante biológica é de apenas 1%.
A produção de algodão orgânico aumentou até 2011. Contudo, depois deste ano, o rendimento das colheitas subsequentemente diminuiu 8%. Isto apesar de, em simultâneo, 50% dos países produtores terem aumentado a produção de algodão biológico. Segundo a C&A, as razões para o decréscimo da produção prendem-se com a “falta de conhecimento relativamente a métodos de cultivo orgânicos e pela falta de cooperação entre as comunidades”.
Foto: moria / Creative Commons