Cabo Verde vai defender proteção marinha em fórum oceânico na China
O ministro cabo-verdiano do Mar vai defender a proteção marinha como um desígnio que exige ação global, enquanto orador convidado do Fórum Global de Desenvolvimento sobre os Oceanos, quinta e sexta-feira, na China.
Jorge Santos vai intervir na cerimónia de abertura do fórum para descrever “os esforços de Cabo Verde com a proteção marítima, vincando ser uma responsabilidade global que exige ação coletiva e compromisso de todas as nações”, anunciou o Governo.
O governante vai defender os mares como “um tesouro inestimável de recursos naturais” com um “papel crucial no desenvolvimento económico e social”.
A intervenção surge numa altura em que o Governo cabo-verdiano elegeu a economia azul – atividades relacionadas com o mar – como uma área de diversificação económica.
O Fórum Global de Desenvolvimento sobre os Oceanos vai decorrer na cidade costeira de Qingdao, norte da China, e o programa inclui uma análise às tendências tecnológicas e setores de atividade ligados ao mar com maior potencial de crescimento.
A iniciativa vai contar com a representação das Nações Unidas e de países costeiros, líderes e especialistas internacionais, bem como empresários.