Cães são snobs para pessoas que desprezam os seus donos



Os cães não gostam das pessoas que são más ou desprezam os seus donos e tendem a recusar comida ou atenção dessas pessoas. A conclusão é de um novo estudo japonês.

A investigação revela que os cães têm a capacidade de cooperar socialmente – uma característica comum a poucas espécies, nomeadamente os humanos e alguns primatas. Durante o estudo, liderado por Kazuo Fujita, professor de cognição comparativa na Universidade de Quioto, foram observados três grupos de 18 cães que visualizavam uma encenação dos seus donos a tentar abrir uma caixa. Em todos os grupos o dono estava acompanhado por outras duas pessoas, desconhecidas para o cão.

No primeiro grupo, o dono pediu ajuda de uma dos outros dois indivíduos, que se recusou a prestar auxilio. No segundo grupo, o dono pedia o mesmo e recebia ajuda de um dos indivíduos. Nos três grupos a terceira pessoa desempenhava um papel neutral. No terceiro grupo nenhum dos indivíduos interagia com o dono do cão.

Depois das tentativas de abertura das caixas, era oferecida comida ao cão pelos dois indivíduos estranhos. Os cães que viram a ajuda ser recusada ao seu dono tinham maior tendência para aceitar comida do indivíduo neutro e a ignorar o indivíduo que tinha recusado ajuda ao dono. Os cães cujos donos tinham recebido ajuda e os cães cujo dono não interagiu com nenhum dos indivíduos não revelaram nenhuma tendência na aceitação da comida dos estranhos.

“Descobrimos pela primeira vez que os cães fazem julgamentos sociais e emocionais das pessoas, independentemente do seu instinto directo”, afirma Kazuo Fujita à AFP. O investigador indica ainda que se os cães estivessem simplesmente a agir por interesse próprio não haveria diferenças entre os grupos e um número igual de animais teria aceitado comida de qualquer pessoa.

“Esta capacidade é um dos factores chave para a construção de uma sociedade onde há entreajuda e este estudo revela que os cães partilham esta faculdade com os humanos”, explica Fujita. Nos humanos, esta capacidade social começa a revelar-se por volta dos três anos.

Foto: FoxMoose Co / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...