Califórnia coloca tubarão-branco na lista de espécies em perigo de extinção

No mês passado, as autoridades californianas (California Fish e Game Commisssion) votaram a inclusão do tubarão-branco na lista de candidatos a espécies em perigo de extinção, uma forma de garantir uma maior protecção para este predador.

Durante um ano, as duas comissões irão estudar o predador, sendo que, durante este período, ele vai gozar das mesmas protecções de um animal em perigo de extinção naquele estado norte-americano.

O tubarão-branco já é protegido internacionalmente, sendo proibida a sua caça. No entanto, ele gozará agora de novas restrições que irão impedir os pescadores de, acidentalmente, os apanharem nas suas redes.

“A caça desportiva de tubarão-branco e a pesca comercial foram banidas das águas californianas em meados dos anos 90, mas havia algumas excepções que permitiam a pesca acidental e a sua pesca para pesquisas”, explicou Marci Yaremko, directora da programas de pesca marinha federal.

Assim, os pesquisadores e pescadores à rede terão de inscrever-se no Departamento de Peixes e Vida Selvagem californiana para exercerem a sua actividade – o que inclui a pesca acidental de tubarões-brancos. Caso contrário, podem ser punidos criminalmente.

Também durante os próximos doze meses, uma equipa irá tentar perceber quantos tubarões-brancos existem nas águas californianas.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...