Califórnia é o primeiro estado norte-americano a banir os sacos de plástico
A Califórnia tornou-se no primeiro estado norte-americano a banir o uso de sacos de plástico descartáveis. A norma deverá entrar em vigor a 1 de Julho de 2015.
Embora já 124 cidades californianas tenham adoptado medidas para regular o uso de sacos de plástico, nunca se tinha conseguido implementar a norma em todo o estado. Em 2013, o próprio estado da Califórnia tentou banir os sacos de plástico em todo o território, mas a proposta foi então rejeitada.
Assim, depois de uma década de luta pela proibição do saco de plástico, ambientalistas e defensores da medida afirmam que esta será a maneira mais eficiente que o estado californiano pode implementar para reduzir os detritos de plástico nos oceanos e reservatórios de água.
“Já não temos de especular se a proibição dos sacos de plástico é uma boa medida. Cerca de 10 milhões de californianos vivem já sem os sacos de plástico dos supermercados nas respectivas comunidades há pelo menos um ano”, indica Mark Murray, director-executivo da ONG Californians Against Waste. “A proibição dos sacos reduz os detritos e poluição causada pelo plástico e diminui os custos para as superfícies comerciais”, acrescenta.
Agora, para que a norma foi aprovada pelo Senado californiano é apenas necessário que a legislação seja assinada pelo governador Jerry Brown para ser efectivada como lei, o que poderá acontecer já a 30 de Setembro, refere o Inhabitat. A medida vai afectar farmácias e supermercados a partir de 2015 e lojas de bebidas e de conveniência a partir do ano seguinte.