Califórnia proíbe sacos plásticos para frutas e legumes em mercados
A Califórnia deu um importante passo para eliminar este plástico descartável e tornou-se no primeiro estado americano a proibir saquinhos plásticos em seções a granel dos supermercados, sejam de frutas, legumes, carne ou outros produtos.
Segundo o site “People”, o Governador da Califórnia, Gavin Newsom, assinou um novo projeto de lei que proibirá sacos plásticos de uso único a partir de 2025. A lei exige que todos os sacos plásticos de utilização única sejam substituídos por sacos de papel reciclável ou compostáveis. Os sacos plásticos proibidos são aqueles oferecidos a clientes de mercados e mercearias para embalar produtos antes do pagamento das compras.
“A vida útil média de um saco de plástico é de 15 minutos, e mais de 100 triliões de sacos de plástico são utilizados em todo o mundo todos os anos”, disse o grupo de defesa ambiental que patrocinou a nova lei, Californians Against Waste, no seu website.
A lei foi aprovada com a oposição das mercearias e lojas locais. A California Grocers Association foi o principal adversário contra o projeto de lei. No entanto, os proponentes do projeto de lei reuniram números suficientes para o fazer passar.