Califórnia: projecto de lei quer acabar com falta de vacinação devido a crenças pessoais



O senador e pediatra norte-americano Richard Pan propôs um projecto de lei que levará o Estado da Califórnia a proibir que as crianças que não sejam vacinadas devido às crenças pessoais dos seus pais possam frequentar escolas públicas ou privadas.

Hoje, naquele estado norte-americano, as crenças pessoais de cada família funcionam como vazio legal para que os pais optem por não vacinar os seus filhos por qualquer razão, incluindo a falta de informação ou informações erradas. Menos de metade dos estados norte-americanos têm estas excepções e projectos de lei idênticos foram mal sucedidos em Washington e Oregon.

Na Califórnia, porém, o cenário pode ser diferente. Em Dezembro, um parque da Disney passou por um surto de sarampo que infectou 111 pessoas. Outros surtos de doenças que poderiam ser evitados através da vacinação lançou um alerta de saúde pública que levou Richard Pan a propor esta medida.

Segundo especialistas em saúde pública, citados pelo Scientific American, pelo menos 92% da população tem de ser vacinada para manter a imunidade de grupo necessária para proteger quem não pode ser vacinado – incluindo crianças muito pequenas ou pessoas com sistemas imunitários afectados.

No entanto, nos últimos 12 anos, a percentagem de famílias que utilizam a excepção das crenças pessoais para não vacinar os seus filhos aumentou bastante, o que levou à perda de imunidade de grupo em 25% das escolas do estado em 2014.

A medida tem causado alguma apreensão na comunidade escolar, uma vez que pode levar a que parte das crianças não recebam uma educação adequada. Ainda assim, o senador democrata acredita que ela é fundamental para manter a saúde pública do estado.

Foto: frankieleon / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...