Caloiros de Biologia da Universidade de Aveiro vão plantar carvalhos no Buçaco

Estudantes do primeiro ano têm de zelar pela pequena árvore que lhes foi dada até ao Dia das Florestas Autóctones, altura em que a vão plantar na Mata do Buçaco.

Green Savers

Com o arranque do ano lectivo no Ensino Superior, as opiniões sobre a praxe voltam a dividir-se. Mas o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA) encontrou uma maneira diferente de integrar os alunos do primeiro ano do curso de Biologia.

A cada um dos 80 caloiros foi entregue um carvalho-alvarinho, com um ano de idade, que deverá ser cuidado e zelado até ao fim de Novembro, altura em que para comemorar o Dia das Florestas Autóctones, as pequenas árvores vão ser plantadas na Mata do Buçaco.

O objectivo do Departamento de Biologia é fomentar a ligação à terra entre os futuros biólogos e contribuir para a preservação da floresta nacional, assegurando um legado futuro.

O projecto, intitulado “Biologia a Plantar o Futuro” está integrado na recepção aos novos alunos de Biologia da universidade e nesta primeira fase pretende reflorestar a Mata Nacional do Buçaco, que em Janeiro de 2013 perdeu cerca de 2.000 árvores devido ao mau-tempo.

“Ao ter uma planta florestal em casa, o aluno vai afeiçoar-se a ela e sentir a árvore como sua”, indica Milene Matos, bióloga da UA e fundadora do Serviço Educativo da Fundação Mata do Buçaco, refere o jornal online da UA. Os estudantes criaram inclusive uma página no Facebook – Álvaro – A Árvore da Praxe – onde vão descrevendo a experiência de tomar conta dos pequenos carvalhos.

A iniciativa decorre em parceira com a Fundação Mata do Buçaco, está a ser realizada no âmbito do Bussaco’s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats e decorre entre 17 e 25 de Novembro O projecto é financiado por fundos comunitários e tem como objectivo combater as espécies exóticas invasoras, uma das principais ameaças ao património natural da Mata.

Foto: jimcnb / Creative Commons

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.