Câmara de Arcos de Valdevez aprova reactivação de mini-hídrica em pleno Parque da Peneda-Gerês



A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez reconheceu o interesse municipal do projecto “Aproveitamento Hidroeléctrico da Peneda”, que irá reactivar a mini-hídrica existente desde 1949 no Parque Nacional da Peneda Gerês.

O projecto prevê a construção de uma edificação com uma área de implantação e construção de 42 m2 – casa das máquinas, a reabilitação do açude existente e a colocação das condutas e respectivos acessórios – com uma potência prevista de 250 kVA.

O projecto, porém, é criticado pelo Movimento para salvar o Sistelo, criado para evitar a construção de uma outra mini-hídrica naquele que é considerado o “pequeno Tibete português”.

“A mini-hídrica existente a montante do Santuário da Peneda encontra-se bastante camuflada na natureza, não causando um impacto ambiental e visual relevante. Para além disso, ela dá origem a uma albufeira muito bonita e que se enquadra perfeitamente com o meio”, explica a página de Facebook do movimento. 

Por outro lado, o único acesso ao local é por trilho e, assim, apenas pedonal. “Para que esta mini-hídrica volte a produzir energia eléctrica terá de ser reconstruida em betão e implica a instalação de tubagens, linha eléctrica em ao que parecem um edifício para instalação de máquinas com cerca de 40 metros quadrados”, diz o movimento Assim, “para a sua construção será necessária a movimentação de terras, o acesso de máquinas e camiões e será necessário a construção de uma estrada com pelo menos três quilómetro”. Tudo isto em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Os promotores do projecto fundamentam o pedido, ressalvando que esta Unidade de Produção Eléctrica estará associada ao Empreendimento Turístico de Nossa Senhora da Peneda o que poderá potenciar e assegurar a sustentabilidade económica do empreendimento e de toda a área envolvente a ele associada.

João Esteves, o autarca de Arcos de Valdevez, acredita que este deverá ser um projecto pioneiro no país.

Situada no sistema montanhoso Peneda-Gerês, no Parque Nacional da Peneda Gerês, a Serra da Peneda é uma das maiores elevações em Portugal, com 1.314 metros de altitude. O seu Santuário é anualmente procurado por centenas de visitantes e devotos à Senhora da Peneda.

 

No site do município não há qualquer informação relativamente à construção da mini-hídrica da Peneda. A ser verdade…

Posted by Movimento para salvar Sistelo on Quinta-feira, 10 de Setembro de 2015

 

 

[nggallery id=2218 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...