Câmara de Aveiro recebe gestão de percurso nos parques ribeirinhos da Pateira
A sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro e a Câmara de Aveiro celebraram um protocolo para a gestão dos novos percursos dos parques ribeirinhos de Requeixo e Carregal, revelou hoje fonte municipal.
Segundo uma nota de imprensa, no âmbito da empreitada de requalificação e valorização da Pateira de Fermentelos, foi feita a entrega à gestão da câmara do troço no município.
De acordo com a informação dada aos vereadores na reunião privada de quinta-feira do executivo municipal, a obra está concluída e foi entregue à câmara, no troço dos parques ribeirinhos de Requeixo e do Carregal.
O investimento global da Polis Litoral Ria de Aveiro rondou os 460 mil euros, dos quais cerca de 114 mil foram pagos pela autarquia por correspondem ao troço de Aveiro.
“Esta obra permitiu a criação de um novo percurso pedonal e ciclável que faz a ligação dos parques ribeirinhos de Requeixo e do Carregal, de grande importância para a qualificação e valorização do território”, salienta.
O novo troço faz parte de uma rede de percursos em volta da Pateira, cujo objetivo é a promoção pedonal e ciclável, a ligação a caminhos agrícolas existentes e a promoção de espaços de estadia, de atividades lúdicas e promoção de plataformas de apoio à pesca.
O ordenamento e proteção dos espaços contíguos ao percurso, a preservação e promoção dos sistemas naturais existentes e a recuperação ambiental de espaços, são outros tantos objetivos.
A Pateira de Fermentelos está localizada entre os concelhos de Águeda, Aveiro, Oliveira do Bairro, antes da confluência do Rio Cértima com o Rio Águeda.
Segundo a região de turismo, é considerada zona húmida de elevada riqueza ecológica e uma das maiores lagoas naturais da Península Ibérica.