Câmara de Batalha investe 40 mil euros na limpeza florestal e prevenção dos fogos

A Câmara Municipal de Batalha  lançou um concurso para a gestão de combustível junto da rede viária municipal, nos espaços florestais previamente definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios que ocupam uma área que ocupa 23,6 hectares. A ação tem um investimento de 40 mil euros por parte da autarquia, e tem como principal objetivo a prevenção dos fogos florestais.

De acordo com Paulo Batista Santos, presidente da Câmara, esta medida foi implementada “com a necessidade de prevenir o risco de incêndios floresta e apoiar os cidadãos a cumprir voluntariamente as operações de limpeza florestal, sobretudo a população mais idosa”.

Recorde-se que nos termos da legislação em vigor, até 15 de maio de 2021 os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais, são obrigados a garantir a realização dos trabalhos de gestão de combustível.

Este ano a Câmara de Batalha dá especial atenção aos terrenos dos baldios do Reguengo do Fetal e de São Mamede, sendo que no caso de São Mamede foi solicitada a intervenção do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para a realização das faixas de gestão de combustíveis. Outra das suas prioridades são as faixas florestais junto às habitações.

“(…)É importante assegurar que a gestão de combustíveis é realizada nos locais de maior risco de incêndio. Nos últimos anos, investimos mais de 150 mil euros em operações de limpeza da floresta e caminhos nas 4 freguesias do Concelho”, refere o autarca.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...