Câmara de Lamego interdita zona ribeirinha por detetar salmonela na água
A Câmara Municipal de Lamego anunciou hoje que interditou a zona ribeirinha do Bairro da Ponte a banhos e a todas as atividades lúdicas, depois de ter sido detetada a bactéria salmonela na água.
“A Câmara Municipal de Lamego informa a população lamecense que a zona de recreio e lazer do Bairro da Ponte se encontra, a partir de hoje, interdita a banhos e a todas as atividades lúdicas dali decorrentes”, refere um comunicado de imprensa.
A interdição “resulta do facto de ter sido detetada salmonela, o que torna a água imprópria e desaconselhável a qualquer tipo de contacto”, alerta a autarquia que apela à compreensão de todos.
“Apesar de não existir nenhum de registo de infeção na população, a Câmara Municipal de Lamego está, juntamente com a Autoridade de Saúde Lamego, a acompanhar a situação, recomendando que todos munícipes cumpram com o aviso agora determinado”, sublinha.
O coordenador municipal da proteção civil de Lamego disse à agência Lusa que “o município faz regularmente, de 15 em 15 dias, análises ao local, tendo em conta que é uma zona ribeirinha” do Rio Balsemão num bairro urbano.
“A autoridade de saúde comunicou ao município a deteção da presença e, após dois testes positivos, a Câmara interditou o local e, agora, só depois de dois testes negativos é que deixa de estar interdito novamente”, adiantou Pedro Fragueiro.
Este responsável acrescentou que “é uma situação que está a ser acompanhada e vigiada” pela proteção civil municipal, pela própria autarquia, assim como a autoridade de saúde local.