Câmara de Paris anuncia limite de velocidade de 50 km/h na circular da cidade



A presidente da Câmara de Paris anunciou hoje um limite de velocidade 50 quilómetros por hora (km/h) a partir de 01 de outubro na importante circular rodoviária de Paris, que tem 35 quilómetros e circunda a capital francesa.

“Para 50 km/h, a decisão é minha. Será no dia 01 de outubro. Estamos a trabalhar nisto há 18 anos, por isso não é um assunto novo”, declarou a presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, que tinha prometido tomar esta medida após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

No início do ano, o então Ministro dos Transportes, Clément Beaune, afirmou que o Estado “não ia validar” esta medida enquanto a então Ministra da Transição Energética, Agnès Pannier-Runacher, denunciou-a como uma medida “anti-social”, que ia causar engarrafamentos e, por conseguinte, aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2).

Em 2014, a velocidade foi reduzida em 10 km/h, passando de 80 km/h para 70 km/h nesta circular que serve Paris e arredores.

Desde então, os cerca de 550 mil residentes da autoestrada urbana tiveram uma redução da poluição sonora, principalmente à noite.

“Se for demonstrado o ganho ambiental de uma mudança de 130 para 110 km/h, o de 90 para 70 já é muito questionável tanto em termos de poluição como em termos de ruído”, segundo cinco governantes eleitos parisienses.

“Nenhum dos estudos publicados demonstrou alguma vez o benefício de reduzir de 70 para 50 km/h”, argumentaram ainda.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...