Câmara do Porto adquire 20 viaturas para limpeza urbana fruto de investimento de 6ME
O serviço de limpeza urbana da cidade do Porto vai contar com mais 20 equipamentos, a maioria dos quais elétricos, fruto de um investimento de seis milhões de euros, revelou ontem a câmara.
Em comunicado, o município esclarece que os novos equipamentos, “com emissões diretas de dióxido de carbono (CO2) nulas”, vão ser apresentadas na quarta-feira, pelas 11:00, no Parque da Cidade.
As novas viaturas permitem a intervenção do serviço de limpeza urbana, que há um ano foi internalizado na empresa municipal Porto Ambiente, em “zonas de difícil acesso”, facilitando as atividades diárias.
Desde a internalização do serviço que mais de 300 trabalhadores da Porto Ambiente estão afetos à limpeza do espaço público, incluindo 265 cantoneiros e 21 motoristas.
A atividade de limpeza urbana inclui as atividades de varredura manual e mecânica, limpeza de fachadas, lavagem de equipamentos e envolventes, bem como a limpeza de praias.
A sessão de apresentação dos novos equipamentos deverá contar com a presença do presidente da câmara.
No ano passado, a Câmara do Porto anunciou um investimento de 10 milhões de euros na aquisição de equipamentos e viaturas “mais sustentáveis” para a limpeza urbana e recolha de resíduos, no âmbito dos compromissos plurianuais.
Destes 10 milhões de euros, seis seriam alocados a soluções de suporte à limpeza do espaço público e três para a recolha de resíduos.