Câmara fotográfica de três toneladas vai ajudar a estudar os céus (com FOTOS)
Esta é a câmara que haveria de fazer as delícias dos verdadeiros fanáticos de fotografia. Chama-se Hyper Suprime-Cam e tem uns incríveis 870 megapixéis, com um peso de três toneladas suspenso a três metros de altura.
A ilustração permite visualizar a dimensão da câmara em comparação com uma pessoa com 1,60 metros – é monstruosa. As imagens de 870 megapixéis são captadas por 116 sensores individuais CCD colocados juntos num plano focal, dentro de uma sala mantida a uma temperatura de -100ºC.
Na parte da frente da câmara existe uma lente extremamente grande fabricada pela Canon. Contém sete elementos ópticos, sendo que algumas das lentes têm até um metro de diâmetro, revela o Peta Pixel.
Mas a lente não é, na verdade, a parte principal da câmara. A Hiper Suprime-Cam consiste na nova unidade fotográfica do Telescópio Subaru – o telescópio principal, de 8,2 metros, do Observatório Astronómico Nacional do Japão. O Wide Field Corrector, como é chamado, feito pela Canon, é colocado à frente do sensor gigante, de modo a melhorar a qualidade de imagem da lente do telescópio principal.
A unidade de focagem da câmara foi desenvolvida pela Mitsubishi e é extremamente precisa: a câmara pode focar com ajustes tão pequenos quanto um ou dois micrómetros, o que se traduz em cerca de 1/100 da espessura de um cabelo humano.
A câmara foi instalada no final de 2011 e activada no início de 2012. Agora vai ser apontada para o céu, a fim de ajudar os cientistas a determinar a distribuição da matéria escura no universo.