Câmaras subaquáticas captam destruição dos recifes de coral (com FOTOS)
Se convencer o público dos perigos das alterações climáticas é, por si, um trabalho bastante complexo, agora imagine tentar levar os cidadãos a acreditar que a poluição está a destruir os recifes de coral, que nem são visíveis a olho nu, encontrando-se “escondidos” pela água?
Para tentar remediar a situação, o Global Reef Record lançou em 2012 o Catlin Seaview Survey, um projecto que pretende tornar a destruição dos recifes de coral mais fácil de visualizar. O projecto utiliza câmaras subaquáticas – tal como o Google Seaview – e capta panoramas de 360 graus de vários recifes oceânicos de todo o mundo.
As imagens são analisadas e comparadas a fotos tiradas no mesmo local, mas em datas anteriores. Assim, é mais fácil perceber o que se está a passar nos nossos mares.
Para a comunidade não-científica, a ferramenta ajuda a desvendar a complexidade da poluição subaquática. “Esta ferramenta não é apenas para cientistas. É para todos, desde legisladores ao público em geral. Pela primeira vez na história, a mudança oceânica estará visível para todos”, explica o projecto.
Segundo uma pesquisa recente, cerca de 40% dos recifes de coral desapareceram nos últimos 50 anos, como resultado da poluição, pesca excessiva e mudanças climáticas. Veja algumas fotos do projecto.